Threads Software dá 30 dias à Meta para alterar nome da “Threads”

Threads Software dá 30 dias à Meta para alterar nome da “Threads”

Este é apenas mais um caso de uma grande empresa, que se encontra a ser processada por outra entidade sobre o uso de alguma propriedade intelectual… mas que neste caso envolve diretamente uma nova plataforma da Meta.

Recentemente, a empresa Threads Software Limited, sediada no Reino Unido, terá avançado com um processo contra a Meta, dando 30 dias para a plataforma alterar o nome da sua rede social “Threads”, sobre alegações que a Meta encontra-se a violar os direitos de autor da entidade.

A Threads Software Limited é uma empresa, sediada no Reino Unido, e que foi fundada faz mais de 11 anos. A empresa fornece serviços de conjugação de mensagens em diferentes plataformas, emails e chamadas telefónicas, num local central. A marca da empresa foi originalmente registada em 2012 pela JPY Ltd.

O serviço “Threads” da Threads Software Limited encontrava-se disponível para os utilizadores desde 2014, e depois do sucesso, em 2018 a empresa mãe lançou uma empresa os EUA, a Threads Software Ltd. Atualmente a empresa alega ter um volume considerável de vendas no mercado, com mais de 1000 empresas a usarem o software da mesma em todo o mundo, e um crescimento de 200% de vendas por ano.

Ao que parece, de acordo com a Threads Software Limited, a Meta teria conhecimento desta empresa, tendo tentado adquirir da mesma o domínio “threads.app”. Os advogados da Meta terão entrado em contacto com a empresa – ainda antes da “Threads” da Meta ser conhecida – para adquirirem o domínio por quatro vezes diferentes. No entanto, a Threads Software Ltd terá negado a venda. As primeiras mensagens para esta possível compra terão sido enviadas em Abril de 2023.

Eventualmente, a Meta lançaria o Threads em Julho de 2023, na mesma altura em que a Threads Software Ltd afirma ter sido banida de todas as plataformas da Meta – Instagram e Facebook.

Dr John Yardley, Diretor da Threads Software Ltd, afirma que lançar um ataque deste género contra uma empresa com 150 mil milhões de dólares de avaliação final não será algo “simples”, mas a entidade encontra-se focada em defender a sua imagem e marca, que demorou mais de dez anos a construir. Yardley afirma que, apesar de a Meta pensar que pode usar qualquer nome que pretenda sem consequências, a marca “Threads” estaria em uso sem autorização.

É importante ter em conta que “Threads” é uma marca que se encontra registada em várias empresas, até mesmo antes da “Threads” conhecida pela Meta. Existem várias entidades que possuem a marca, sobre os mais variados feitios – no entanto, nem todas usam o termo para o formato que a Meta o aplica, de plataforma social, e que será onde a Threads Software Ltd pretende agora batalhar pelo uso da marca.

Ao mesmo tempo, é importante ter em conta que a Meta também se encontra a ser processada por outra empresa, a MetaX, depois de ter alterado o nome da plataforma de “Facebook” para “Meta”. Este caso encontra-se ativo desde o ano passado, e ainda não existem novos desenvolvimentos.