Um ano depois da compra: X encontra-se com dados negativos

Um ano depois da compra: X encontra-se com dados negativos

Está a fazer um ano desde que Elon Musk confirmou que iria adquirir o Twitter, agora conhecido como X. Portanto, certamente será importante avaliar o impacto que a compra teve na plataforma, e como afetou positiva ou negativamente os dados da mesma.

De acordo com os dados da plataforma SimilarWeb, a rede tem vindo a cair em praticamente todos os aspetos importantes a ter em conta numa rede social.

A decisão de Musk em comprar a plataforma foi alvo de críticas, mas também de mensagens de apoio, no que muitos consideravam que seria uma forma de “salvar” o Twitter. No entanto, os números parecem agora demonstrar o contrário.

De acordo com os dados, apesar de praticamente todas as plataformas sociais terem sentido quebras no tráfego durante o último ano, a X foi certamente uma das que mais sentiu esse impacto.

Relativamente aos dados de Setembro deste ano, e comparativamente ao desempenho anual, o tráfego do Twitter caiu cerca de 14%, com apenas o Facebook a registar a segunda maior queda, de 10.4%.

dados sobre acesso das redes sociais

A queda não terá sido imediata, sendo que alguns meses a empresa ainda registou ligeiros aumentos. No entanto, em geral, pode-se afirmar que a tendência terá sido negativa.

No que respeita a interação a partir de dispositivos móveis, a queda foi ainda mais sentida. O número de utilizadores ativos da X, nas aplicações do iOS e Android e apenas para os EUA, registou uma queda de 17.8% na comparação anual.

Tal como na análise do tráfego web, ocorreram meses em que surgiram em tendência positiva, mas no geral, o tráfego tem vindo a cair.

dados de acesso via dispositivos móveis

Ainda assim, o site do Twitter continua a ser o terceiro por entre as redes sociais que é mais acedido, apenas sendo ultrapassado pelo Facebook e Instagram.

dados de acesso aos sites de redes sociais

O mesmo panorama verifica-se também a nível de dispositivos móveis, nomeadamente no Android.

dados de uso da x no android

É importante relembrar que Elon Musk tem vindo a referir que a X pretende ser a “app para tudo”, e que isso envolve um processo que pode ser longo. Na ideia do mesmo, apesar da plataforma se encontrar com alguns dados negativos, eventualmente irá superar os mesmos – se isso irá tornar-se realidade ou não, infelizmente, não se consegue saber.