Unreal Engine vai alterar modelo de licenciamento
De forma recente, a Unity realizou grandes alterações nas estruturas de preços do seu motor de desenvolvimento, levando a duras críticas por parte da comunidade de programadores. As medidas foram eventualmente alteradas para ficarem mais em conta com o que a comunidade pretendia, mas parece que não será a única mudança a ocorrer na indústria.
Recentemente, a Epic confirmou que vai realizar mudanças também no seu motor Unreal Engine. No entanto, as mudanças agora confirmadas vão afetar apenas que não é programador de jogos e esteja a usar o motor nas suas criações.
Durante o evento Unreal Fest 2023, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, confirmou que a empresa vai brevemente realizar mudanças no licenciamento do Unreal. Atualmente, o Unreal é gratuito, sendo que a Epic apenas cobra uma taxa de 5% em royalties quando os jogos atingem receitas de um milhão de dólares. No entanto, o Unreal é usado em muitas mais atividades do que apenas jogos, e será nestas que vão existir mudanças.
Segundo Sweeney, apesar de ainda não existirem planos detalhados, o mesmo afirma que o motor vai começar a ser cobrado com uma taxa “por utilizador”. Ou seja, para conteúdos que não sejam jogos, o Unreal Engine vai começar a cobrar um preço por acesso às ferramentas de desenvolvimento, que será por conta que se pretenda usar – algo similar ao que existe nas soluções da Adobe, por exemplo. Cada utilizador que se pretenda permitir o acesso ao sistema vai ter de pagar por uma licença de uso. Ao mesmo tempo, o Unreal Engine vai continuar gratuito para estudantes e instituições sem fins lucrativos.
Na base, a medida afeta apenas quem use o Unreal Engine para todas as tarefas que não sejam para a criação de jogos. O uso do motor vai começar a ter um custo baseado no número de utilizadores que se pretende. A mudança espera-se que venha a ser aplicada no início de 2024.