Windows 11 agora suporta novos ficheiros comprimidos de forma nativa
A Microsoft tinha confirmado, faz alguns meses, que o Windows 11 iria receber suporte nativo a algumas extensões de ficheiros comprimidos, entre as quais se encontrava o conhecido RAR. E agora, esse suporte começa finalmente a chegar.
Com a mais recente atualização KB5031455 do Windows 11, disponibilizada na semana passada para utilizadores do programa Insider, o sistema agora conta com suporte nativo para um conjunto mais alargado de ficheiros comprimidos.
Com esta melhoria, os utilizadores podem agora abrir ficheiros comprimidos sem necessitarem de aplicações externas, diretamente do sistema.
Da lista fazem parte as seguintes extensões:
- .rar
- .7z
- .tar
- .tar.gz
- .tar.bz2
- .tar.zst
- .tar.xz
- .tgz
- .tbz2
- .tzst
- .txz
De notar que, para já, este suporte apenas se encontra disponível para a descompressão de ficheiros. No exemplo do RAR, os utilizadores que pretendam criar ficheiros neste arquivo ainda necessitam de ter o WinRAR para a tarefa.
No entanto, a melhoria no suporte de extensões será certamente importante, evitando que os utilizadores tenham de manter aplicações de terceiros adicionais no sistema, e dando assim a capacidade de abrir os conteúdos mais facilmente, independentemente da forma como sejam enviados.