Windows Phone ajuda a contornar medidas de bloqueio no Youtube

Windows Phone ajuda a contornar medidas de bloqueio no Youtube

O YouTube tem vindo a aplicar medidas para limitar consideravelmente o uso da plataforma para quem usa bloqueadores de publicidade. Em testes que começaram no início do ano, agora encontram-se sobre um conjunto mais elevado de utilizadores.

Estes limites aplicam-se a quem bloqueia a publicidade, onde agora a plataforma notifica que o bloqueador deve ser desligado, e caso não seja, os utilizadores apenas podem ver três vídeos a cada 24 horas.

As mensagens de bloqueio têm vindo a surgir cada vez mais, com uma “batalha” entre as listas de bloqueio de publicidade e o YouTube – de um lado para aplicar o bloqueio da publicidade, e de outro para contornar essas medidas.

No entanto, parece que foi agora descoberta uma forma de contornar o problema – e curiosamente, remota aos tempos do Windows Phone. Não é necessário ir procurar na gaveta um dispositivo antigo que ainda tenha este sistema – felizmente.

O que foi descoberto será que, usando extensões para imitar o user agent do Windows Phone – pequeno elemento identificativo que é enviado com o navegador para identificar o sistema – a publicidade da plataforma é subitamente removida, bem como os bloqueios aplicados.

Possivelmente esta “lacuna” será rapidamente corrigida, mas por agora, para quem tenha sido bloqueado ou apenas pretenda ver conteúdos da mesma, alterar o user agent para o Windows Phone 8 parece ser o suficiente. Claro que, com isso, a interface do YouTube também é alterada para a versão móvel e antiga do site, portanto existem alguns pontos negativos. Mas o importante será que, para o interesse de ver os vídeos sem publicidade e sem bloqueios, tal funciona.

Infelizmente, agora que a falha nesta implementação se encontra descoberta, não deve demorar muito tempo para o YouTube aplicar medidas para também impedir que os utilizadores acedam usando esse meio – enquanto durar, certamente que se pode aproveitar.