X de Elon Musk processada por violação de marca registada nos EUA

X de Elon Musk processada por violação de marca registada nos EUA

Faz alguns meses que Elon Musk decidiu começar uma mudança drástica para o Twitter, passando a marca da rede social para “X”, focando-se na ideia de que esta será uma plataforma “para tudo”. No entanto, parece que a empresa pode agora vir a ter alguns problemas com a justiça.

Segundo a Reuters, a X Corp encontra-se a ser oficialmente processada nos EUA devido ao uso da marca “X”. O caso, que foi apresentado no Tribunal da Florida, foi lançado pela empresa “X Social Media”, a qual afirma que possui os direitos da marca “X” , e na qual a plataforma de Elon Musk terá usado sem a devida autorização.

É importante notar que existem atualmente várias empresas que possuem o registo da marca “X” nos EUA, incluindo a Microsoft e Meta. No entanto, a categoria de cada uma das marcas será importante, e nem todas as empresas possuem a X registada diretamente como uma plataforma social.

No entanto, a X Social Media afirma tratar-se de uma empresa de publicidade, fundada em 2015. A empresa afirma que registou oficialmente a marca em 2016, e que tem vindo a usar a mesma como parte dos seus serviços desde então, tendo investido mais de 400 milhões de dólares no Facebook para chegar a possíveis clientes. A empresa alega que a mudança de nome do Twitter para X já levou a alguns dos seus clientes ficarem confusos sobre a origem da entidade.

No caso apresentado no tribunal, a X Social Media afirma que a “X” de Elon Musk tem vindo a dominar o mercado das redes sociais, usando como parte o nome que a empresa registou em 2016. A empresa pretende que a rede social de Elon Musk deixe de usar a marca X e ainda pague um valor não especificado sobre danos contra a empresa.

Até ao momento, tanto a X Social Media como a X de Elon Musk deixaram qualquer comentário oficial sobre o caso.