X deixa de monetizar conteúdos marcados com Notas Comunitárias

X deixa de monetizar conteúdos marcados com Notas Comunitárias

Este ano a X sofreu várias mudanças, incluindo o próprio nome da plataforma – que passou do antigo Twitter para X. Em parte, muitas das mudanças foram realizadas na ideia da empresa e de Elon Musk em tornar a X como uma app “para tudo”.

Uma das novidades que a X introduziu foi o seu novo sistema de monetização, onde os criadores com contas pagas do X Premium podem obter receitas dos conteúdos publicados e das visualizações de publicidade na plataforma. Este sistema tem vindo a ser usado como forma de “recompensar” os criadores por usarem a X – embora os ganhos variem consideravelmente de conta para conta.

O sistema, no entanto, ainda vinha a manter uma crítica. Isto porque a monetização era aplicada a todas as mensagens, mesmo que fossem consideradas como conteúdos enganadores ou tivessem Notas da Comunidade aplicadas nas mesmas.

No entanto, Musk revelou agora uma alteração do sistema, onde as publicações que tenham Notas comunitárias adicionadas, a partir de agora vão deixar de ser aceitáveis para o sistema de monetização.

Ou seja, com esta medida, quando uma publicação na X recebe uma Nota Comunitária, agora deixa de se encontrar válida para receber ganhos no sistema de monetização da plataforma. A ideia será evitar que os utilizadores da plataforma partilhem conteúdos que venham a ser considerados como enganadores, apenas para aproveitarem as receitas da mesma. Até agora, os conteúdos que recebiam estas notas, continuavam a ficar aceites no programa de monetização.

A medida deverá aplicar-se tanto a novas publicações que sejam marcadas com notas, como também às mais antigas, com efeitos imediatos. A medida tem vindo a ser bem recebida pela comunidade, tendo em conta que a capacidade de monetizar conteúdos com Notas comunitárias era um dos pontos de críticas ao novo sistema. Ao mesmo tempo, esta medida também deixa mais responsabilidade para as Notas Comunitárias, que passam a ter de certificar-se que os conteúdos são corretamente marcados como tal – no passado, este sistema apresentou algumas falhas, com conteúdos que foram incorretamente marcados como enganadores ou falsos.