Adoção da Inteligência Artificial generativa encontra-se em valores recorde

Adoção da Inteligência Artificial generativa encontra-se em valores recorde

Não existe como negar que as tecnologias de Inteligência Artificial encontram-se cada vez mais presentes no dia a dia dos utilizadores, e com isto, existe também cada vez mais gente a adotar as mesmas para os seus trabalhos.

E de acordo com um estudo realizado pela empresa O’Reilly, a adoção das tecnologias de IA generativa aumentou consideravelmente num curto espaço de tempo. De acordo com a entidade, que realizou o questionário a um conjunto de utilizadores, cerca de dois em cada três pessoas já usam IA generativa no seu dia a dia, como o ChatGPT.

Isto será uma taxa de adoção consideravelmente elevada, se tivermos em conta que o ChatGPT foi oficialmente lançado faz pouco mais de um ano. A tecnologia tem vindo a  explodir em vários meios, e torna-se cada vez mais importante para tarefas diárias dos utilizadores.

No entanto, ainda existem algumas preocupações a nível da implementação da mesma, e como esta pode resultar em casos de sucesso, sobretudo no meio empresarial. Existem ainda preocupações a nível das questões legais do uso de tecnologias de IA, bem como dos elevados custos associados com a manutenção dessa tecnologia.

Dos 4782 entrevistados no estudo, cerca de 54% afirmam que a IA generativa pode ter mais vantagens a nível da produtividade do dia a dia, com 77% a indicarem que pode ajudar em tarefas de programação.

Os dados indicam ainda que 26% dos entrevistados usam tecnologias de IA faz menos de um ano – o que não será de estranhar, tendo em conta que foi quando a tecnologia começou a ser mais adotada no dia a dia.