Amazon acusada de bloquear publicidade em páginas com produtos da Apple

Amazon acusada de bloquear publicidade em páginas com produtos da Apple

A Amazon é conhecida por ser uma das maiores plataformas de vendas online atualmente existentes, e dentro da sua loja, certamente que se encontra também alguma publicidade. Regularmente, as empresas podem usar o sistema de publicidade da Amazon para surgirem no topo dos resultados com os seus produtos, pagando para tal. No entanto, parece que existem algumas empresas que se encontram imunes a ter este género de publicidade aplicadas nas suas pesquisas.

Em meados de Setembro, a FTC nos EUA terá avançado com um processo contra a Amazon, por alegadas práticas desonestas dentro da plataforma, e anticompetitivas no mercado. E agora conhecem-se alguns detalhes sobre o caso, onde se encontra um que aponta o tratamento especial que a Amazon daria a algumas empresas, como é o caso da Apple.

De acordo com algumas fontes, a Amazon teria um acordo com a Apple, para reduzir consideravelmente a quantidade de anúncios que surgiam nas páginas da Apple e dos seus produtos – sobretudo o que as autoridades consideram de “anúncios lixo”, que normalmente serão publicidade a produtos diversos e de baixa qualidade, quando comparados com os oficiais.

Por exemplo, a pesquisa por termos como “iPad” ou “iPhone” muitas vezes retorna páginas de resultados sem qualquer género de publicidade para os utilizadores, ao contrário do que acontece em praticamente qualquer outra pesquisa – onde os primeiros resultados tendem sempre a ser publicidade direcionada para os utilizadores. Esta situação parece ocorrer maioritariamente sobre páginas com produtos da Apple, algo que não acontece com outras empresas.

As autoridades acusam a Amazon de ter criado um acordo com a Apple para que as pesquisas e outras páginas dentro da plataforma virtual tivessem consideravelmente menos publicidade que as restantes. Este acordo dataria de 2018, mas ainda estaria presente na plataforma para os dias atuais. A ideia de tal seria impedir que os consumidores tivessem outras opções de escolha, e fossem direcionados para os produtos oficiais da Apple.

A Apple parece ter confirmado manter um acordo com a Amazon a nível de publicidade, mas aparenta ser mais abrangente do que a situação indicada pelas autoridades norte-americanas. A Apple confirmou que possui um acordo com a Amazon para evitar que outras empresas possam comprar espaços de publicidade para marcas diretas dos produtos da mesma. Por exemplo, os anunciantes da Amazon não poderiam comprar publicidade para o termo de pesquisa “iPad”, mas poderiam para “teclado para iPad”. A empresa afirma que, com esta medida, a ideia seria evitar que produtos falsificados pudessem surgir nas pesquisas dos utilizadores.

Não ficou claro se este acordo envolvia algum género de pagamento entre ambas as partes, mas a acusação aparenta ter partilhado emails do caso onde era referida a possibilidade de terem sido feitas transações financeiras como parte do mesmo. Num dos emails, a Amazon indicaria diretamente para a Apple que a sua plataforma não poderia alterar os algoritmos, e que se a Apple pretendesse manter controlo sobre determinados termos, teria de comprar os mesmos ou compensar a Amazon pela perda de receita na publicidade.