AMD coloca ainda mais pressão na Intel para o mercado

AMD coloca ainda mais pressão na Intel para o mercado

A AMD tem aumentado a sua participação no mercado dos processadores, e os dados mais recentes parecem confirmar novamente isso, criando mais pressão para a rival Intel.

Segundo os dados da empresa Mercury Research, durante o terceiro trimestre de 2023, a AMD registou um crescimento na participação do mercado, atingindo os 20% em desktop e 25% em servidores. Este valor representa um crescimento de 5% comparativamente ao ano anterior.

De modo geral, a venda de processadores para desktops aumentou durante o terceiro trimestre de 2023, tendo mesmo superado as expectativas de alguns analistas. Em parte, isso pode dever-se a alterações do mercado, que se encontra com um excedente de inventário em stock, e portanto, existem produtos a preços inferiores que permitem aos consumidores realizarem a compra a valores dentro das suas possibilidades.

Este valor será ainda mais importante para a AMD, que tem ganho terreno no mercado, tanto a nível de computadores domésticos como de servidores. Em 2018, para referência, a AMD praticamente não contava com uma participação significativa no ramo. Atualmente, este valor é bastante expressivo. Ao mesmo tempo, a linha de processadores Ryzen veio dar um novo fôlego à empresa, que também aumentou as vendas no mercado regular de consumidores.

Comparativamente à Intel, mesmo que a equipa azul ainda ganhe em alguns mercados, a AMD começa a dar uma pressão mais elevada para a mesma. Esta deixou, em poucos anos, de ser vista como uma concorrente longe da corrida para o topo, passando a estar bastante perto de superar a rival no mercado. Se a tendência se mantiver, é possível que isso aconteça num relativo curto espaço de tempo.