AMD Ryzen “Strix Halo” podem chegar mais tarde que o previsto

AMD Ryzen “Strix Halo” podem chegar mais tarde que o previsto

A AMD já tinha confirmado que os novos processadores Zen 5 baseados na arquitetura de 4 nm iriam chegar em 2024. No entanto, o que a empresa não revelou seria quando estes iriam chegar nas variantes focadas para computadores portáteis de alto desempenho, algo que agora parece ter sofrido alguns atrasos.

De acordo com o canal do YouTube “Moore’s Law Is Dead”, a AMD indica que a nova linha de processadores “Strix Halo”, que a AMD tinha projetado como sendo os processadores para computadores portáteis de alto desempenho, podem vir a ser lançados um pouco mais tarde que o previsto.

Estes chips terão o lançamento adiado para 2025 – sendo que as previsões iniciais apontavam que poderia chegar na segunda metade de 2024. No entanto, estes não serão os únicos processadores que podem ter as datas de lançamento adiadas.

Leaker dos novos processadores da AMD

De acordo com o leaker, também os processadores da linha “Strix Point” podem vir a sofrer alterações na data de lançamento. Estes processadores conjugam um design hibrido, com cores Zen 5 e Zen 5c, com as estimativas a apontarem que possam ser 35% mais rápidos que os modelos Ryzen 7040HS “Phoenix”.

Os Strix Halo devem ter uma TDP de até 120 W, sendo, portanto, focados para computadores portáteis de elevado desempenho. É possível que estes venham ainda a contar com gráficas integradas da arquitetura RDNA 3.5.

Segundo as informações avançadas pelo leaker, os processadores devem contar com até 16 cores de CPU e 40 cores de GPU, com capacidade de obter um desempenho final aproximado ao das placas GeForce RTX 4070. Espera-se que os primeiros chips apenas comecem a chegar ao mercado durante o segundo semestre de 2024.