Apple deve permitir sideload de apps no iOS para o inicio de 2024

Apple deve permitir sideload de apps no iOS para o inicio de 2024

A Comissão Europeia tem vindo a apertar as regras no que respeita ao ecossistema da Apple, e na forma como os utilizadores podem instalar aplicações nos dispositivos da empresa. O sideloading, a tarefa de instalar apps de fontes terceiras, é algo que, até agora, não existe nos iPhones da Apple, mas face às novas leis europeias, isso vai mudar em breve.

Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou recentemente que a Apple encontra-se a preparar para permitir o sideload de apps fora da App Store da empresa, algo que deve começar a ser aplicado a partir do início de 2024. Os utilizadores, com esta funcionalidade, teriam a capacidade de instalar aplicações nos dispositivos da empresa sem terem de usar diretamente a App Store. A medida faz parte da nova legislação da Digital Markets Act (DMA), que entrou em vigor a 1 de Novembro de 2022. A lei indica que as plataformas fechadas devem abrir-se para serviços e plataformas de terceiros, onde se integra a Apple com o iOS, que limita consideravelmente a instalação de apps de fontes externas.

De acordo com o analista, a Apple já estaria a preparar-se para esta mudança faz alguns meses, mas vai agora ser implementada junto dos utilizadores a partir do início de 2024. Ainda não existe uma data concreta, mas certamente que isso será anunciado pela empresa.

A Apple tem sido uma das empresas mais fechadas a nível da ideia de permitir apps de fontes externas, com o objetivo principal de manter o controlo das aplicações no seu ecossistema via a App Store. No entanto, a medida também tem sido fortemente criticada, sobretudo pelo facto de a plataforma continuar a manter o controlo sobre o que pode ou não ser instalado nos dispositivos dos utilizadores, e ainda mais, tendo em conta que tal medida obriga ao uso da própria plataforma da Apple e dos vários serviços associados – como é o caso do sistema de pagamentos integrado na App Store.

De relembrar que a DMA possui como data limite para a implementação das medidas em todas as empresas o dia 6 de Março de 2024, portanto espera-se que a Apple disponibilize a capacidade de sideload de apps no seu sistema antes desta altura.