Bluesky confirma ter atingido os 2 milhões de utilizadores
Por entre todas as plataformas alternativas da X, o Bluesky tem vindo a ganhar bastante destaque nos últimos meses. Embora a rede ainda esteja a dar os seus primeiros passos, e com melhorias que certamente necessitam de ser implementadas, esta tem vindo também a ganhar cada vez mais o interesse dos utilizadores.
E isso confirma-se agora com os números oficiais. A plataforma afirma que conta atualmente com mais de 2 milhões de utilizadores ativos. Este valor é atingido menos de dois meses depois da plataforma ter superado a marca de 1 milhão de utilizadores ativos.
A par com a revelação dos números, foram ainda deixadas algumas ideias do que vai encontrar-se no futuro da mesma.
Um dos maiores problemas atualmente na plataforma encontra-se no seu alcance algo limitado. As publicações que sejam partilhadas no serviço apenas podem ser vistas por utilizadores com contas ligadas no mesmo – e que, por sua vez, estão atualmente limitadas a utilizadores que tenham convites para tal.
No entanto, foi agora revelado que a plataforma encontra-se a preparar a sua interface pública, que vai permitir que os conteúdos dentro da rede sejam partilhados diretamente por outros meios. Desta forma, mesmo utilizadores que não tenham contas no Bluesky podem ver conteúdos dentro do mesmo.
Espera-se que esta nova interface pública venha a ficar disponível até ao final deste mês.
Ao mesmo tempo, a entidade confirmou ainda que vai abrir a sua rede em breve. Atualmente, os utilizadores que pretendam participar na plataforma ainda necessitam de aceder apenas pelos servidores oficiais da plataforma. No entanto, a entidade confirmou que vai abrir o seu sistema de federação para outras plataformas durante o início do próximo ano.
Desta forma, a rede pode ser expandida para vários outros sistemas, invés de se usar apenas o que está disponível pela entidade principal. O sistema vai funcionar de forma similar ao que se encontra no Mastodon, com diferentes servidores disponíveis.
Por fim, foram ainda deixados detalhes sobre as novidades que a plataforma introduziu nos últimos tempos, como é o caso do suporte para notificações na aplicação de dispositivos móveis, ou o sistema de verificação das contas via email.