Chrome vai desativar extensões Manifest V2 em 2024

Chrome vai desativar extensões Manifest V2 em 2024

A Google encontra-se a preparar para grandes mudanças no Google Chrome, com a chegada do Manifest V3 das extensões. Esta alteração tem vindo a ser alvo de criticas, tendo em conta que muitos utilizadores consideram que esta alteração apenas foi tomada como forma da Google “banir” os bloqueadores de publicidade.

A transição das extensões criadas em Manifest V2 para o Manifest V3 era algo que já estava previsto de acontecer em breve, mas agora a Google veio deixar mais detalhes de como isso vai ser processado e quando.

A partir de Junho de 2024, com o Chrome v127, a empresa vai começar a desativar todas as extensões que tenham sido desenvolvidas em Manifest V2 e ainda não tenham atualizado para a nova versão. Esta medida vai aplicar-se em todos os canais do Chrome, como o Chrome Dev, Canary e Beta.

Ao mesmo tempo, a instalação de extensões em Manifest V2 vai deixar de ser possível de ser realizado via a Chrome Web Store. Os programadores são aconselhados a atualizarem as suas extensões antes desta data.

A empresa afirma que vai realizar este procedimento de forma gradual, sublinhando que “Esperamos que seja necessário pelo menos um mês para observar e estabilizar as alterações no pré-estável antes de expandir a implementação para o canal Chrome estável, onde também será implementado gradualmente ao longo do tempo. O tempo exato pode variar consoante os dados recolhidos e, durante este período, mantê-lo-emos informado sobre o nosso progresso.”

De relembrar que estas medidas estavam originalmente previstas de ser aplicadas em 2023, mas a empresa decidiu adiar a sua implementação por mais um ano.

O Manifest V3, teoricamente, deverá fornecer melhorias a nível de estabilidade e segurança para os utilizadores com as extensões usadas no navegador, mas muitos consideram que é mais uma medida da Google para limitar os bloqueadores de publicidade.

Esta nova versão conta com várias limitações de funções que são essenciais para o correto funcionamento dos bloqueadores de publicidade. Apesar de não ser impossível dos mesmos continuarem a funcionar, com algumas adaptações, ficam consideravelmente mais limitados do que era possível até agora.