Como copiar links sem tracking no novo Firefox?

Como copiar links sem tracking no novo Firefox?

Os utilizadores do Firefox receberem recentemente uma nova versão, que conta com várias novidades. O Firefox 120 encontra-se agora disponível, e por entre as suas novidades encontra-se a capacidade de copiar links sem o tradicional “tracking”.

Muitos websites colocam links para diferentes locais com conteúdos de tracking nos mesmos – normalmente no formato de variáveis, que surgem no final dos links. Esta técnica pode dar mais informações aos sites dos locais onde os utilizadores acedem, ou de onde são enviados, mas ao mesmo tempo podem ser uma forma de comprometer a privacidade.

Não apenas isso, mas se tentar copiar algum destes links, possivelmente vai acabar com um endereço desnecessariamente mais longo, que depois pode causar problemas quando visto de outros locais.

Felizmente, a nova versão do Firefox conta com uma funcionalidade que remove este tracking dos links, antes de copiar os mesmos.

Da próxima vez que for carregar num link para o Copiar, bastará selecionar a opção de “Copiar ligação do site sem monitorização”. Isto deverá colocar na área de transferência apenas o link que se pretende, sem o tradicional tracking no mesmo.

imagem de copiar ligação sem tracking no Firefox

Infelizmente, a funcionalidade não se aplica a todos os links por padrão. Ou seja, se tentar copiar normalmente o link da barra de endereço ou usando apenas a opção tradicional de copiar, o tracking vai ser incluído. Terá de especificamente carregar na opção para remover o tracking de forma que funcione.