Cybertruck não pode ser revendido durante um ano ou enfrenta-se processo da Tesla

Cybertruck não pode ser revendido durante um ano ou enfrenta-se processo da Tesla

Se estiver a pensar comprar o novo Cybertruck da Tesla, talvez seja melhor ter em atenção os termos e condições da empresa antes da compra. Isto porque, caso compre o veículo, durante o primeiro ano pode ficar impedido de o revender a terceiros.

Recentemente a Tesla realizou a atualização dos Termos associados com os seus produtos e serviços, focando-se numa secção dedicada para o Cybertruck. Esta nova secção refere algumas medidas apenas para donos do Cybertruck, e entre os termos, encontra-se uma cláusula que refere, de forma explicita, que os compradores do Cybertruck não podem revender o veículo durante o primeiro ano que possuem o mesmo. Ou seja, a partir do momento em que os clientes compram o Cybertruck, não o poderão revender a terceiros durante o período de um ano, ou enfrentam um processo por parte da Tesla.

Nos termos, a empresa refere ainda que, quem realizar esta prática, pode eventualmente ter de restituir à Tesla uma indemnização de quase 50.000 dólares ou o valor que foi considerado para a venda do veículo, conforme o que seja maior. Além disso, a Tesla pode ainda impedir que os consumidores adquiram novos veículos da entidade no futuro.

No entanto, a Tesla pode alterar estes termos, caso o vendedor tenha uma boa razão para vender o Cybertruck. A empresa pode concordar em comprá-lo de volta ao preço original menos “$0,25/milha percorrida, desgaste razoável e o custo de reparação do veículo de acordo com os padrões cosméticos e mecânicos dos veículos usados da Tesla”.

No entanto, o processo de revenda dos veículos da Tesla nunca foi algo simples de se realizar, em parte devido ao formato de subscrição que existe para o software nos mesmos. Por exemplo, o Full Self-Driving, funcionalidade existente nos veículos da empresa, pode custar até 199 dólares mensais, mas não é transferível para outros utilizadores. No caso do Cybertruck, acredita-se que a restrição estará relacionada igualmente com o software que é fornecido com o veículo, que não poderá ser facilmente transferido para outras entidades.

É importante relembrar que as primeiras unidades do Cybertruck estão previstas de começarem a chegar aos clientes durante os próximos dias, caso a Tesla consiga manter os planos de entrega.