Discos SSD devem ficar mais caros já nos próximos meses

Discos SSD devem ficar mais caros já nos próximos meses

Quem esteja a pensar adquirir um SSD, talvez seja melhor de o realizar agora do que esperar mais algum tempo. Isto porque o preço das memórias usadas nestes discos SSD podem vir a aumentar em breve, levando a produtos mais caros.

De acordo com as mais recentes estimativas, a Samsung, uma das maiores fabricantes de memórias NAND, encontra-se a preparar para aumentar os preços das mesmas nos próximos meses, em valores que podem atingir os 20%.

Desde janeiro que o preço dos discos SSD tem vindo a cair consideravelmente, com valores na casa dos 30%. Em parte, isto deve-se a um aumento na produção de memórias DRAM e NAND na Coreia do Sul, levando a que os fabricantes tenham um stock excedente de unidades disponíveis – e consequentemente, baixem os preços para tentar dar vazão a todas as unidades. No entanto, estes cortes de preços não devem demorar muito mais tempo.

No seu mais recente relatório financeiro, a Samsung afirma que os mercados da produção de chips têm vindo a recuperar, e que devem normalizar durante os próximos meses. Com isto, é bastante provável que os preços dos módulos DRAM e NAND venham a aumentar durante este período.

Os analistas da empresa Trendforce afirmam que a Samsung já começou a aumentar os preços dos seus chips NAND entre 10 e 20% apenas neste trimestre. Isto pode levar a aumento dos preços nos SSD até ao final do ano entre 5 e 13%.

Ao mesmo tempo, os analistas apontam que os preços devem continuar a aumentar logo no início de 2024, tendência que ainda se deve manter durante algum tempo. Consequentemente, espera-se que os discos dos SSD venham também a aumentar durante o próximo ano, com as previsões mais otimistas a apontarem para valores 44% mais elevados até o meio de 2024 para os fabricantes, comparativamente aos valores atuais. No lado dos consumidores, no entanto, o aumento não deverá ser tão drástico, mas ainda assim sentido, na casa dos 15%.

A Samsung é atualmente a maior fabricante de chips NAND no mercado, e mesmo não sendo a única, certamente que as restantes fabricantes devem seguir a mesma tendência.

Neste sentido, caso esteja a pensar adquirir um SSD, talvez seja melhor de o realizar o mais rapidamente possível, antes do eventual aumento dos preços.