Evernote testa alteração drástica de planos gratuitos
Em tempos, a plataforma do Evernote era reconhecida como uma das maiores aplicações de notas no mercado, mas a sua popularidade caiu consideravelmente nos últimos anos. Tanto que, no início de 2023, foram realizados largos despedimentos dentro da empresa.
E agora, a plataforma encontra-se a realizar ainda mais medidas, focadas em colocar mais utilizadores nos planos premium. De acordo com o portal TechCrunch, a empresa encontra-se a realizar algumas alterações nos planos gratuitos da sua app, sendo que, em breve, estes vão começar a ter limites nas notas que podem guardar.
Os utilizadores que façam parte dos testes devem começar a receber um alerta, informando que a versão gratuita do Evernote agora irá começar a limitar a capacidade de apenas guardar 50 notas e 1 notebook.
Esta medida vai drasticamente alterar os planos para quem usa a plataforma de forma gratuita, e sobretudo para utilizadores que possuem contas antigas na mesma, e podem ter acumulado centenas ou milhares de notas ao longo dos anos.
Curiosamente, esta mudança não se encontra referida diretamente no site da plataforma – pelo menos de momento, sendo que o plano gratuito demonstra alguns limites a nível de tamanhos de upload de anexos, mas não do número de notas que podem ser realizadas.
De acordo com a empresa, esta alteração parece encontrar-se atualmente em testes, onde menos de 1% dos utilizadores de contas gratuitas podem verificar o alerta de mudanças. Conforme os testes decorram, a empresa pode optar por passar a aplicar os limites de forma global, forçando os utilizadores que pretendam guardar mais notas a realizarem o upgrade.
Ainda se encontra incerto o que irá ocorrer a quem possua nas suas contas mais do que os limites agora estabelecidos neste teste, mas possivelmente, as contas ficam impossibilitadas de criar conteúdos até que o upgrade para um plano premium seja feito.
Esta medida vai afetar drasticamente os utilizadores do Evernote que tenham a versão gratuita da app, mas ainda se desconhece se o objetivo final de incentivar o upgrade para os planos pagos será bem recebido pelos utilizadores.
É importante relembrar que a app encontra-se atualmente sobre o domínio da empresa Bendiong Spoons, que adquiriu a mesma em finais de 2022, tendo realizado rapidamente o despedimento de 129 funcionários nos meses seguintes.