Flipper Zero pode causar ataques DoS a iPhones

Flipper Zero pode causar ataques DoS a iPhones

Os novos dispositivos da Apple contam com uma vulnerabilidade que pode ser rapidamente explorada usando o conhecido Flipper Zero. A falha foi descoberta pelo investigador Jeroen van der Ham, e afeta praticamente todos os dispositivos com iOS 17 mais recentes da Apple.

O investigador notou que o seu dispositivo, durante uma viagem para a Alemanha, estaria a mostrar notificações de se encontrar a ligar a uma Apple TV, e que em certos momentos reiniciava sozinho. Nem mesmo ativando o modo lockdown, que a Apple criou para emergências no sistema, resolvia o problema. Este problema aconteceu enquanto o mesmo se encontrava num comboio no pais, e saindo do mesmo, o problema parava. No entanto, neste cenário, o investigador reparou que um jovem estaria a usar um computador portátil próximo de si, dentro da carruagem, e onde também teria um Flipper Zero ativo.

mensagem do investigador

Face ao problema que teria verificado, o investigador tentou replicar a situação depois de chegar a casa, tendo descoberto uma falha que pode ser explorada pelo Flipper Zero, para enganar o sistema como se estivesse a ligar a um dispositivo da Apple TV, quando na verdade estaria a ligar ao Flipper Zero. Com isto, o dispositivo pode apresentar notificações repetidas de ligação, que acabam por causar problemas na gestão do sistema e da sua memória, eventualmente levando ao bloqueio do mesmo e reinicio.

A falha não parece causar danos de maior, além do incómodo de ter as notificações constantemente a ser enviadas e o dispositivo a reiniciar, mas ainda assim, parece ser mais uma falha que se encontra sobre o sistema da Apple, e que pode ser explorada para certos ataques.