Grok é capaz de responder a questões que ChatGPT não permite
Recentemente, a xAI, empresa de Elon Musk, revelou o seu novo chatbot Grok. Esta será a primeira grande aposta da entidade no mercado, e chega como uma alternativa direta ao ChatGPT da OpenAI.
Como em praticamente qualquer chatbot, existem algumas regras no que respeita ao que pode ser indicado ao mesmo, e das respostas fornecidas. No entanto, Elon Musk não se demonstra preocupado com estas questões, tendo mesmo referido recentemente que o Grok será capaz de responder a questões que plataformas como o ChatGPT simplesmente iriam bloquear.
Isto deixa a ideia que o Grok terá a capacidade de responder a questões que, para outros sistemas, poderiam ser vistas como controversas. Não se conhecem exatamente detalhes sobre os filtros que a plataforma aplica, tendo em conta que a mesma ainda se encontra numa fase bastante inicial de lançamento, e de disponibilidade limitada.
No entanto, Musk já confirmou que, no futuro, o Grok vai encontrar-se disponível para os utilizadores que tenham o X Premium+, a versão mais cara da plataforma X.
Ao mesmo tempo, comparativamente a plataformas como o ChatGPT, o Grok foca-se em fornecer conteúdos com um tom mais humorístico, e é capaz de obter informação em tempo real, visto possuir acesso direto para a internet – algo que a proposta da OpenAI não possui na sua versão base. O modelo do Grok usa informação que é partilhada na X, e de várias fontes internacionais pela Internet.
Ao mesmo tempo, a xAI afirma que o modelo do Grok foi criado em apenas quatro meses, contando com capacidades que se podem assemelhar às da Llama 2 (o LLM da Meta). Ao mesmo tempo, o modelo encontra-se em constante evolução.
Para já ainda se desconhecem detalhes de quando o Grok vai ficar disponível para mais utilizadores.