GTA Vice City era suposto ser uma expansão de GTA III

GTA Vice City era suposto ser uma expansão de GTA III

Não existe como negar que Grand Theft Auto III marcou um ponto de viragem no mundo dos videojogos. Este título foi visto como um dos maiores sucessos de sempre, tendo definido o futuro da saga de GTA no mercado, e o próprio futuro da Rockstar Games.

Depois de Grand Theft Auto III, a Rockstar rapidamente começou a trabalhar na próxima versão do jogo, que viria a ser conhecida como GTA Vice City. Apesar de ter sido lançado como um jogo inteiramente dedicado da franquia, na realidade, isso não era para ter acontecido.

Obbe Vermeij, diretor técnico da Rockstar North de 1995 até 2009, revelou recentemente alguns detalhes sobre o desenvolvimento de GTA Vice City. O título começou a ser desenvolvido pouco depois da equipa da Rockstar ter passado pelas “férias” do lançamento do GTA 3.

A ideia original do jogo seria colocar missões numa nova cidade, mais concretamente num mapa associado com Miami nos anos 80. No entanto, inicialmente, a ideia de GTA Vice City não seria a de lançar um jogo inteiramente dedicado.

Invés disso, este título começou a ser desenvolvido como uma expansão de missões para GTA 3 – basicamente, seria um DLC para o jogo original, com missões e conteúdos extra.

No entanto, durante o desenvolvimento, a equipa verificou que o jogo mantinha uma linha de história completamente diferente da verificada em GTA 3, e, portanto, decidiu-se adotar o nome “Vice City” e criar o jogo de forma independente do primeiro.

Ao mesmo tempo, Vermeij afirma que uma grande parte da equipa da Rockstar estava focada em converter GTA 3 para PC, que na altura, era um processo complicado. Demorou mais de seis meses para este trabalho, ao mesmo tempo que a equipa também estaria a trabalhar em Vice City – alternando entre os dois projetos.

Vermeij também revelou que, durante o desenvolvimento de Vice City, a empresa terá pago uma viagem a Miami para todos os funcionários, com o objetivo destes recolherem mais conteúdos que poderiam ajudar a desenvolver o jogo. No final, Vermeij afirma que o desenvolvimento de GTA VC foi consideravelmente mais stressante que o de GTA 3, em parte porque a Rockstar teve de trabalhar num projeto com ainda mais visibilidade no mercado, e ainda mais pressão.

Os dados mais recentes apontam que a Rockstar Games terá vendido mais de 17.5 milhões de cópias de GTA VC durante o período de vida do jogo, tendo sido um dos maiores sucessos da empresa.