HyperOS ainda vai manter suporte para aplicações de 32 bits

HyperOS ainda vai manter suporte para aplicações de 32 bits

Seguindo a ideia do que vinha a acontecer com outros fabricantes, a Xiaomi foi uma das empresas que, para a MIUI 15, tinha previsto começar a adotar apenas suporte para aplicações de 64 bits. Esta mudança era algo que eventualmente iria acontecer, e vai de encontro com as mudanças do próprio mercado. A maioria das apps atualmente existentes contam com suporte de 64 bits, bem como a nível de hardware, os processadores também contam com esse suporte faz bastante tempo.

No entanto, a empresa mudou os planos de lançar a MIUI 15, passando para a HyperOS invés disso. A mudança, porém, não deverá passar por integrar apenas suporte de 64 bits. Com esta nova versão do sistema, espera-se que o HyperOS venha a suportar ainda aplicações criadas em 32 bits, mantendo, portanto, a arquitetura anterior. Pelo menos na primeira versão, o suporte exclusivo para apps de 64 bits não será integrado no hardware.

De notar que praticamente todos os dispositivos atuais contam com suporte a 64 bits – e o HyperOS funciona corretamente com apps neste formato. A ideia será migrar apenas para suporte a 64 bits, deixando as apps de 32 bits de lado.

É possível que a empresa tenha optado por não mudar exclusivamente para 64 bits como forma de manter alguma compatibilidade com plataformas anteriores e evitar problemas e falhas nas aplicações que os utilizadores usam, sobretudo as mais antigas.

No entanto, a Xiaomi encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade, que será capaz de traduzir algum do código criado em 32 bits para os de 64 bits, permitindo que as aplicações possam continuar a ser usadas numa espécie de “emulador”. A empresa refere que 90% das aplicações que ainda não foram adaptadas