Investigadores da OpenAI terão alertado para grande avanço no campo da IA

Investigadores da OpenAI terão alertado para grande avanço no campo da IA

Apenas alguns dias depois de toda a confusão na OpenAI sobre a saída de Sam Altman de CEO da empresa, apenas para voltar ao cargo uns dias mais tarde, agora surgem novas indicações do que poderá ter ocorrido para tal ou nos dias que antecederam a decisão.

De acordo com relatos não oficiais, partilhados pela Reuters, vários membros da equipa da OpenAI terão enviado notificações aos membros do conselho de administração da empresa, sobre um grande avanço na área da IA, que poderia levantar novas questões a nível da segurança.

Esta fonte indica que, nos dias que antecederam o despedimento de Altman, o conselho de administração teria recebido uma carta de alguns funcionários da empresa, onde se detalhava um grande avanço a nível da tecnologia de IA, mas que poderia levantar algumas questões a nível da segurança em geral.

De notar que a Reuters afirma não ter verificado a informação diretamente, e a OpenAI não confirmou os detalhes. No entanto, as fontes anónimas da empresa apontam que o projeto estaria a ser apelidado de Q*, e terá sido indicado também por Mira Murati num memorando escrito para a empresa.

É importante notar que sempre existiram questões a nível da segurança no uso das tecnologias de IA, portanto ver este género de alertas para uma nova tecnologia neste campo não será propriamente algo novo. A diferença encontra-se no facto de tal medida ter sido, muito possivelmente, a origem de todos os problemas na OpenAI, que levaram eventualmente ao despedimento de Sam Altman do cargo de CEO.

Como sempre, deve-se ter em atenção que as informações partem apenas de rumores, e não existe uma confirmação oficial da empresa sobre a medida.