Linguagem de programação .NET 8 chega com ainda mais otimizações

Linguagem de programação .NET 8 chega com ainda mais otimizações

A Microsoft confirmou oficialmente a chegada da nova versão da sua plataforma de desenvolvimento .NET, que vai permitir aos programadores criarem apps ainda mais avançadas, e com várias otimizações em geral.

A nova versão do .NET 8 já se encontra disponível, e chega com um conjunto de melhorias importantes, que a Microsoft teve em conta com o feedback dos programadores. Esta nova versão possui um vasto conjunto de melhorias a nível de desempenho, contando com um novo gerador de código, apelidado de Dynamic Profile-Guided Optimization (PGO), que a Microsoft acredita poder otimizar consideravelmente a performance das apps criadas com a linguagem. Nos testes da empresa, comparativamente a versões anteriores do .NET, este código pode ser até 20% mais rápido e eficiente.

Além disso, existe agora suporte ao set de instruções AVX-512, o que permite realizar operações mais rapidamente de forma paralela, aproveitando ainda mais os recursos existentes nos sistemas onde as apps possam correr, e permitindo aos programadores mais flexibilidade na criação das suas apps dedicadas. A nova versão da linguagem de programação conta ainda com várias otimizações focadas para uso de tecnologias de IA, o que certamente deverá beneficiar aplicações onde estas se enquadrem.

Aplicações com AOT (ahead-of-time) devem também verificar consideráveis melhorias de desempenho, tanto em sistemas Windows como Linux, e as suas apps devem contar com várias otimizações para serem tanto mais leves em recursos como mais rápidas no processamento dos dados e arranque.

Os utilizadores interessados podem verificar mais informações sobre o novo .NET 8 no blog da empresa dedicado para o mesmo.