Meta lança subscrição para remover publicidade do Facebook e Instagram

Meta lança subscrição para remover publicidade do Facebook e Instagram

Recentemente a Meta tinha indicado que, para ir de encontro com as leis europeias, iria começar a permitir aos utilizadores das suas plataformas de não terem dados recolhidos para fins de publicidade e para removerem os anúncios da plataforma, através de uma subscrição paga para tal. Este sistema encontra-se agora a ser ativado para os utilizadores na União Europeia.

Da próxima vez que os utilizadores acederem ao Facebook ou Instagram, dependendo do dispositivo onde se encontrem, devem verificar uma nova notificação, a informar sobre as mudanças nas recolhas de dados. A partir da mesma, os utilizadores podem optar por subscrever ao plano da Meta, onde a publicidade é removida das suas plataformas, ou continuarem a usar o serviço gratuitamente, mas suportado pela publicidade.

Opções de escolha dos utilizadores

No caso da opção gratuita, os utilizadores vão continuar a ter publicidade tanto no Facebook como Instagram, sendo que os dados podem também ser recolhidos para fins de publicidade direcionada. Esta opção é similar ao que se encontrava até hoje no serviço, onde os dados e preferências dos utilizadores podem ser recolhidos para fornecer publicidade direcionada, ao mesmo tempo que podem ser usados por anunciantes.

opção paga da meta

No entanto, a segunda opção agora permite que os utilizadores paguem uma subscrição mensal, que não apenas irá remover a publicidade das plataformas da Meta, como também impede a recolha de dados para este fim. Os utilizadores podem adquirir a subscrição por 9.99 euros mensais – ou 12.99 euros no caso de dispositivos móveis. Ao subscreverem, a publicidade é removida tanto do Facebook como do Instagram. No entanto, uma nota importante: este valor de 9.99 euros será apenas para o primeiro mês, sendo que, depois disso, os utilizadores precisam de pagar mais 6,00 € por mês para cada conta adicional que possuam.

Ou seja, para quem tenha apenas uma conta de utilizador (que engloba Facebook e Instagram), o custo final será de 9.99 euros mensais. Mas para quem tenha contas adicionais – como contas de empresa ou páginas profissionais – necessitará de pagar o extra de 6.00 euros por cada uma dessas contas.

Esta medida deve começar a ficar disponível para os utilizadores a partir de hoje.