Micron processada nos EUA por violação de patentes em chips 3D NAND

Micron processada nos EUA por violação de patentes em chips 3D NAND

A empresa chinesa de memórias flash Yangtze Memory Technologies Co, também conhecida como YMTC, confirmou que se encontra a processar a Micron Technology por uma alegada violação de patentes, relacionada com as tecnologias de memórias flash.

Em causa encontra-se o uso da tecnologia 3D NAND, que a YMTC alega que a Micron Technology terá usado sem a respetiva permissão, prejudicando a concorrência e usando a tecnologia para obter uma vantagem injusta no mercado. O caso foi apresentado no tribunal da Califórnia, sendo que a Micron encontra-se acusada de violar oito patentes da empresa chinesa, relacionadas com técnicas da arquitetura de memórias flash, gestão de energia e produção dos chips 3D NAND de 96, 128, 176 e 232 camadas.

Até ao momento, a empresa norte-americana ainda não deixou qualquer comentário público sobre o caso, mas a YMTC afirma que pretende que a decisão seja resolvida o mais rapidamente possível. De notar, no entanto, que esta batalha judicial ocorre num momento em que o governo dos EUA se encontra a aplicar medidas mais restritivas no que respeita a tecnologias que as empresas norte-americanas podem exportar para a China.

Ao mesmo tempo, é importante relembrar que a YMTC foi uma das empresas que, em Dezembro de 2022, terá sido banida dos EUA, tendo as suas importações bloqueadas pelas autoridades dos EUA. Por sua vez, a Micron tem vindo a tentar expandir a sua área de negócios para a China, investindo mais de 590 milhões de dólares nos últimos meses para expandir as suas fábricas na região.