Microsoft terá bloqueado acesso ao ChatGPT para funcionários

Microsoft terá bloqueado acesso ao ChatGPT para funcionários

A Microsoft encontra-se alegadamente a bloquear o acesso dos seus funcionários ao ChatGTP da OpenAI, derivado a questões relacionadas com segurança e privacidade de dados. A empresa terá enviado uma notificação para os seus funcionários, indicando que algumas ferramentas de IA deixariam de se encontrar disponíveis para os dispositivos da mesma.

Entre as ferramentas que ficaram inacessíveis encontra-se o ChatGPT e o Canva, embora a aplicação de design aparente ter sido removido da lista algumas horas mais tarde. A empresa não terá deixado uma justificação clara para a decisão, embora tenha referido que se encontra relacionado com riscos a nível de segurança e privacidade. É possível que tal esteja relacionado com a forma como os funcionários estariam a usar estes serviços, potencialmente enviando informação sensível interna para o mesmo – que seria posteriormente tratado pelo modelo de IA.

Algumas fontes revelam que a Microsoft estaria a realizar testes para garantir mais segurança dos seus dados, sobretudo de informação sensível, que poderia ser usada pelos modelos de IA.

Algumas plataformas de IA teriam sido incorretamente bloqueadas durante este período de teste, algo que a empresa viria posteriormente a corrigir. Em alternativa ao ChatGPT, a empresa recomenda os funcionários a usarem o Bing Chat, que se encontra sob o modelo GPT-4 e usa a própria base de dados da Microsoft.

É importante relembrar que a Microsoft e a OpenAI possuem uma forte relação comercial, sendo que a Microsoft terá investido mais de 10 mil milhões de dólares na empresa para o desenvolvimento das suas tecnologias de IA. Como tal, o bloqueio dos serviços da entidade para os funcionários será certamente uma medida estranha de se realizar. De forma recente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, esteve também presente no primeiro evento oficial para programadores da OpenAI, tendo reforçado a parceria com a entidade.