Nvidia adia envio de chips H20 para a China

Nvidia adia envio de chips H20 para a China

A NVIDIA encontra-se a informar os seus clientes na China que as entregas dos novos chips de IA da empresa, os H20, podem demorar um pouco mais de tempo a ocorrer.

De acordo com a empresa, o atraso encontra-se relacionado com problemas que a fabricante se encontra a verificar nos chips. O lançamento estava previsto de acontecer ainda este ano, mas agora várias fontes apontam que apenas deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2024.

O HGX H20 é o mais recente, e mais poderoso, chip de IA da NVIDIA focado para o mercado da China, que surge como forma de a empresa manter os negócios no pais, mesmo com as limitações aplicadas pelo governo norte-americano na exportação deste género de produtos.

O H20 não é dos chips mais poderosos da NVIDIA, mas encontra-se dentro dos limites para poder ser exportado para a China. Da mesma linha encontra-se ainda o L20 e L2.

A ideia da empresa será usar este novo chip como forma de manter o mercado na China, agora que não pode enviar novas unidades dos A800 e H800 devido às restrições. É importante notar que, de acordo com os dados, estes bloqueios de exportação de chips de IA para a China, por parte do governo dos EUA, têm vindo a permitir a empresas locais aumentarem o seu leque de produtos, como é o caso da Huawei, bem como de participação no mercado.

Do lado da AMD, a empresa já tinha confirmado em Agosto que iria lançar chips focados apenas para o mercado da China, com o mais recente exemplo a ser o MI300.