Nvidia pode lançar novos GPUs focados para IA em 2025

Nvidia pode lançar novos GPUs focados para IA em 2025

A NVIDIA tem vindo a apostar fortemente na criação de produtos para usos em IA e supercomputadores. Depois de ter confirmado as novas placas Blackwell para 2024, parece que os planos da empresa vão ainda mais longe para 2025.

Os mais recentes rumores apontam que a NVIDIA pode vir a revelar as novas gráficas “Rubin” em 2025, com foco para uso em supercomputadores e para Inteligência Artificial. De acordo com o leaker kopite7kimi, estas novas placas gráficas terão uma arquitetura superior à existente na Blackwell.

O leaker indica ainda que devem existir pelo menos dois chips desta linha: R100 e GR200. O primeiro terá foco para sistemas de supercomputadores, para tarefas que necessitem de elevado desempenho e para tarefas de IA generativa. Já o GR200 deverá ser focado sobretudo para tarefas complexas de IA.

Para já, ainda é cedo para indicar detalhes sobre as características técnicas destes chips, tendo em conta que o seu desenvolvimento ainda se encontra a decorrer. Espera-se que as primeiras versões finais venham a ser conhecidas em 2025 – mas como sempre, isso pode alterar-se a qualquer momento.

De relembrar que, quanto aos chips Blackwell, espera-se que os mesmos também venham a ser lançados tanto para sistemas de supercomputadores e IA, como também para placas gráficas focadas para os consumidores, com as novas RTX 50.