OpenAI encontra-se a reestruturar conselho de administração sem investidores

OpenAI encontra-se a reestruturar conselho de administração sem investidores

Depois dos tempos complicados que se viveram na administração da OpenAI, parece que a empresa encontra-se agora focada em reestruturar o seu conselho de administração, para evitar que situações similares voltem a acontecer.

E os mais recentes rumores agora indicam que a entidade encontra-se a realizar a reestruturação do conselho de administração, mas sem fornecer lugares para alguns dos maiores investidores da empresa.

De acordo com a Reuters, o novo conselho de administração não parece ter planos de colocar lugares para alguns dos maiores investidores da OpenAI, onde se encontra entidades como a Microsoft e a Thrive Capital.

A Microsoft é atualmente uma das maiores investidoras da OpenAI, com mais de 10 mil milhões de dólares investidos na empresa para as suas tecnologias. A Thrive Capital e a Khosla Ventures, outra entidade que também investe desde cedo na OpenAI, ajudam a que a mesma tenha atualmente a avaliação de 80 mil milhões de dólares no mercado.

O facto da OpenAI agora pretender reestruturar o conselho de administração da empresa sem integrar os investidores externos pode demonstrar que a mesma possui o foco no desenvolvimento das tecnologias de IA, e não diretamente nos fundos. No entanto, será certamente relevante que empresas como a Microsoft queiram ter alguma participação no futuro destas tecnologias – algo que, sem um lugar no conselho de administração, fica complicado de se fazer.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, já tinha referido no passado que gostaria de ver mudanças no conselho de administração da OpenAI, declarações deixadas na altura em que a empresa se encontrava em mudanças da saída de Sam Altman.

Até ao momento não existe uma confirmação da OpenAI sobre as recentes mudanças, mas espera-se que os detalhes venham a ser conhecidos em breve.