Partilha de ecrã durante reunião coloca Nvidia com acusações de roubo

Partilha de ecrã durante reunião coloca Nvidia com acusações de roubo

Quem alguma vez tenha partilhar o ecrã do seu sistema com terceiros, pode ter passado pela situação complicada de partilhar mais do que deveria, seja uma foto ou outro conteúdo mais sensível.

Que o diga Mohammad Moniruzzaman, que terá partilhado parte do código fonte que o mesmo terá roubado da anterior empresa de onde trabalhava, durante uma reunião via o Microsoft Teams com essa mesma empresa.

Em causa encontra-se a empresa Valeo, onde Mohammad Moniruzzaman trabalhava antes de se mudar para a NVIDIA. Durante uma reunião com a Valeo, Moniruzzaman terá inadvertidamente partilhado parte do código fonte que pertencia à anterior entidade, mas que teria sido roubado sem permissão da entidade.

A Valeo encontra-se agora a alegar que Moniruzzaman terá descarregado o código com os acessos que ainda mantinha com a anterior entidade, tendo usado os mesmos sem autorização junto das suas criações na NVIDIA. Este código teria sido roubado em meados de 2021, altura em que o mesmo estaria na fase de transição para a NVIDIA.

De acordo com a acusação, Moniruzzaman terá inadvertidamente apresentado alguns conteúdos que eram pertencentes à Valeo durante uma reunião com a empresa, feita como parte de um projeto em que o mesmo estaria a trabalhar com a NVIDIA e onde a Valeo estaria também envolvida.

Além disso, a empresa afirma ainda que Moniruzzaman teria documentos pertencentes à entidade na sua parede, o que indica que existe mais informação potencialmente roubada antes do mesmo ter saído da entidade.

O caso entregue nos tribunais, apesar de ser direcionado para Moniruzzaman, também cita a NVIDIA, tendo em conta que é a entidade onde o mesmo se encontra atualmente a trabalhar.

Os advogados da NVIDIA, no entanto, afirmam que a empresa não possui interesse nos conteúdos que Moniruzzaman possa possuir, e não terá sido feito qualquer tentativa de obter o mesmo. Por sua vez, Moniruzzaman alega que o conteúdo estaria apenas guardado no seu computador, e não terá sido partilhado com a entidade.

Apesar de a Nvidia alegar não ter interesse no que o funcionário possui, a Valeo afirma que a NVIDIA terá usado o código para o seu próprio interesse. A Valeo pretende que o código em questão seja permanentemente eliminado dos sistemas do funcionário e da NVIDIA, e encontra-se em cima da mesa ainda uma possível indemnização.