Samsung lança o seu novo modelo de IA generativa “Gauss”

Samsung lança o seu novo modelo de IA generativa “Gauss”

A Samsung confirmou hoje a chegada do seu primeiro modelo de IA generativa, que vai ser apelidado de Gauss. Durante o evento Samsung AI Fórum, que se realizou em Seul, a empresa revelou o seu primeiro modelo de IA que vai ser, futuramente, usado em novos produtos e serviços.

De acordo com a empresa, o Gauss foi desenvolvido pela Samsung Research, e encontra-se focado em usar a IA para melhorar a vida e o dia a dia dos utilizadores. O modelo encontra-se dividido em três sub-modelos importantes: Samsung Gauss Language, Samsung Gauss Code, e Samsung Gauss Image. Estes conjugam-se para criar os resultados finais da IA generativa.

O Gauss Language é usado para ajudar em tarefas envolvendo escrita e conteúdos, como é o caso de escrever emails ou documentos, criar resumos, entre outras atividades voltadas para texto. Por sua vez, o Gauss Code encontra-se focado para tarefas relacionadas com programação, usando o software de desenvolvimento da empresa “code.i”. Este deverá ajudar a fornecer código para os programadores, de forma eficiente e rápida, bem como a melhorar o existente em diferentes linguagens de programação.

Por fim, o Gauss Image será focado para conteúdos relacionados com imagens, tendo a capacidade de criar ou editar os conteúdos. Este sistema pode ainda usar a IA para melhorar fotos de baixa resolução e aumentar a sua qualidade final – algo que certamente poderemos vir a ter em futuros dispositivos da empresa.

imagem do evento da samsung

A empresa encontra-se ainda focada em que o uso da sua IA seja feita de forma segura, tendo criado uma equipa dedicada para analisar e encontrar possíveis falhas e vulnerabilidade nos seus modelos de IA, bem como identificar possíveis pontos que violem a privacidade. Com o Gauss, a Samsung junta-se assim na lista de empresas que vão começar a usar as suas próprias soluções de IA para melhorar futuros produtos e serviços que forneçam.

De momento, o Gauss encontra-se focado apenas para uso interno da Samsung, mas a empresa espera brevemente começar os testes junto da comunidade, e para um leque mais alargado de utilizadores.