Signal começa testes a sistema de nomes de utilizador

Signal começa testes a sistema de nomes de utilizador

O Signal é uma das plataformas mais conhecidas de comunicação, com foco em privacidade e segurança. Esta é usada diariamente por milhares de utilizadores, que prezam as suas funcionalidades de privacidade em geral.

E a pensar nisso, a plataforma encontra-se agora a estudar uma nova forma de proteger a identidade dos utilizadores. Até agora, os contactos dentro da plataforma eram feitos através dos números de telefone, onde os utilizadores poderiam receber mensagens desde que associassem os seus números com o serviço.

No entanto, de acordo com o VP de engenharia da empresa, Jim O’Leary, o Signal encontra-se agora a testar uma nova forma dos utilizadores comunicarem entre si, usando apenas nomes de utilizador. Com esta adição, os utilizadores deixam de ter de partilhar os seus números de telefone, e podem simplesmente escolher e partilhar um nome de utilizador. Outros utilizadores dentro do serviço podem depois enviar mensagens diretamente para o nome.

Para já, esta funcionalidade encontra-se disponível apenas para testes, e separada da plataforma base do Signal. Os utilizadores podem inscrever-se, mas a conta será “separada” da principal do Signal – pelo menos por agora.

imagem de funcionamento de nomes de utilizador do signal

Além disso, como se trata de uma plataforma tecnicamente diferente, os utilizadores que pretendam usar a funcionalidade apenas podem contactar com outros utilizadores que também estejam no teste – portanto, não é possível enviar mensagens diretamente para utilizadores do Signal na plataforma padrão. No entanto, os utilizadores podem associar um link único e um QR Code que poderá ser partilhado com terceiros, para rápido contacto.

Os utilizadores poderão inscrever-se neste programa de testes ainda durante o dia de hoje, quando a aplicação Beta começar a ficar disponível. No entanto, a empresa relembrar que toda a informação atualmente disponível nesta plataforma será apenas para teste, portanto a Signal não deixa garantias que os dados sejam mantidos para o futuro – e as funcionalidades podem alterar consideravelmente. Os utilizadores que entrem no programa terão acesso em primeiro lugar às novidades, e podem ajudar a empresa reportando bugs, mas devem estar cientes dessa escolha – para todos os restantes, talvez seja melhor manterem-se na plataforma regular.