Snapdragon 8 Gen 3 apresenta mais desempenho e menor eficiência

Snapdragon 8 Gen 3 apresenta mais desempenho e menor eficiência

Recentemente a Qualcomm veio oficialmente revelar o novo chip Snapdragon 8 Gen 3, que aposta em melhorar o desempenho da linha de processadores da empresa. No entanto, agora que o chip se encontra disponível nos primeiros produtos, é possível realizar testes mais alargados aos reais valores do desempenho final.

Foi exatamente isso que o utilizador Golden Retriever (@Golden_Reviewer) realizou, tendo analisado o desempenho do chip mais recente em comparação com as anteriores versões. De acordo com o mesmo, o Snapdragon 8 Gen 3 acaba por realmente fornecer mais desempenho final, em cerca de 13% mais do que a geração anterior.

No entanto, esta melhoria veio com um aumento algo substancial a nível de energia usada. O utilizador verificou que o uso de energia médio do chip mais recente é de 6,27 watts, o que corresponde a 11% mais do que o verificado com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy – que se encontra na linha Galaxy S23.

comparação de desempenho do chip da qualcomm

Em alguns testes, o consumo de energia chega mesmo a atingir picos de 28% mais consumo do que a geração anterior. O desempenho superior é um ponto importante, mas tendo em conta que o chip foca-se para dispositivos portáveis, neste caso smartphones, a autonomia é importante, e se o processador consome mais, não ajuda neste ponto.

Em parte, acredita-se que o aumento do consumo de energia esteja relacionado com o aumento do clock que a empresa realizou no core de desempenho do Snapdragon 8 Gen 3. O clock mais elevado aumenta o desempenho, mas faz cair consideravelmente a eficiência energética.

Para os utilizadores que estejam a pensar adquirir um dispositivo com o Snapdragon 8 Gen 3, talvez seja importante ter este ponto em conta, pois pode ser considerável.