TikTok encontra-se agora banido do Nepal

TikTok encontra-se agora banido do Nepal

O TikTok tem vindo a enfrentar uma pressão de várias entidades governamentais, em diferentes países, e até passou por alguns bloqueios em certas regiões ou nas áreas do governo em que a app pode encontrar-se instalada.  E agora, o Nepal junta-se na lista de países onde a app se encontra oficialmente bloqueada.

As autoridades do Nepal confirmaram, durante o início desta semana, que vão aplicar uma restrição ao TikTok no pais. Para justificar a medida, o governo aponta que a plataforma tem vindo a incentivar atos de conteúdos de ódio para com utilizadores na região. As autoridades afirmam ter registado mais de 1647 casos de cibercrimes associados com o uso da app, nos últimos quatro anos.

Com isto, as autoridades decidiram aplicar o bloqueio da plataforma na região, mas ainda sem uma data concreta para a mesma ser realizada. As autoridades afirmam que se encontram a trabalhar nos meios técnicos necessários para aplicar este bloqueio, que brevemente será integrado nas operadoras do pais. Eventualmente, a ligação à app seria bloqueada nas principais operadoras da região.

Esta medida encontra-se também enquadrada nas leis locais do Nepal, que no início do ano começou a impor que as principais plataformas sociais devam ter um escritório na região, focado em resolver questões associadas com o pais.

Esta medida aplica-se a plataformas como a X, Meta, YouTube, entre outras. Estas entidades devem integrar um escritório responsável por gerir as questões com o pais dentro da região, ou podem enfrentar bloqueios e outras medidas consideradas como necessárias pelo governo local. A ideia será ter uma forma das plataformas terem um meio de comunicação com as autoridades locais, para garantirem uma mais rápida remoção de conteúdos potencialmente prejudiciais que sejam partilhados nas mesmas.