Tumblr pode vir a sofrer largos cortes nas equipas
Em tempos, o Tumblr foi uma plataforma que ganhou nome na internet por permitir a qualquer um entrar na era dos “blogs” pessoais. No entanto, a plataforma tem vindo a cair de popularidade nos últimos anos, o que pode justificar as recentes medidas na empresa.
De acordo com um memorando interno que terá sido obtido, a Automattic, empresa atualmente detentora do Tumblr, terá começado a realizar cortes agressivos de funcionários. De acordo com a mensagem, os resultados da entidade não se encontram dentro dos valores que eram esperados, o que obriga a mesma a aplicar medidas, entre as quais os cortes de funcionários em massa. Esta mensagem vai contra as indicações que a empresa estaria a preparar uma grande mudança para a plataforma, que surgiram este verão, e poderiam ditar uma “nova era” para a mesma.
Na altura, os rumores indicavam que o Tumblr poderia estar a preparar-se para mudar a experiência que fornecia aos utilizadores, adotando um sistema de feed com conteúdos de vídeos, recomendados por um algoritmo para os gostos de cada um – em formato similar ao que se encontrava no TikTok. No entanto, a mensagem agora revelada indica que a equipa do Tumblr será fortemente cortada. A mensagem indica que os despedimentos devem afetar praticamente todas as 139 pessoas em frente da plataforma, ficando apenas um pequeno grupo responsável pela moderação de conteúdos. A maioria dos funcionários seriam realocados para outros projetos da Automattic, sendo que a ideia da empresa seria evitar ao máximo despedimentos.
No entanto, isto deixaria a equipa do Tumblr consideravelmente mais reduzida. Iria ser mantido apenas os postos de trabalho essenciais para o funcionamento da plataforma, a maioria focada na moderação de conteúdos. De notar, no entanto, que ainda não existe uma confirmação oficial da Automattic para a medida.
A Automattic adquiriu o Tumblr da Verizon em 2019, depois desta ter sido adquirida da Yahoo em 2017. Desde então, a plataforma tem vindo a sofrer várias mudanças de gestão, e várias tentativas para cativar os utilizadores para o serviço, algo que, infelizmente, parece não estar a ser inteiramente conseguido. Um dos pontos vistos como sendo a reviravolta da plataforma encontra-se quando esta começou a banir conteúdos focados para adultos, um dos temas de que a mesma era mais conhecida.