Ubuntu ultrapassa o Windows em desempenho no AMD Ryzen Threadripper Pro 7995WX

Ubuntu ultrapassa o Windows em desempenho no AMD Ryzen Threadripper Pro 7995WX

A AMD recentemente apresentou o seu novo processador AMD Ryzen Threadripper Pro 7995WX, com 96 cores e claramente voltado para entusiastas do desempenho. No entanto, parece que quem pretenda tirar todo o proveito desse desempenho, talvez seja  melhor optar pelo Ubuntu como sistema operativo principal.

Os testes foram feitos pelo portal Phoronix, usando uma workstation HP Z6 G5, a qual integra o AMD Ryzen Threadripper Pro 7995WX, 128 GB de RDIMMs DDR5-5200 da Hynix, um SSD Samsung NVMe e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX A4000.

De acordo com os mesmos, o Ubuntu é capaz de atingir um desempenho 20% superior ao Windows 11 usando este novo processador da AMD.

O Windows 11 encontrava-se atualizado para a versão 23H2, enquanto que do lado do Ubuntu foi usada a versão 23.10. Para o teste foram usados diferentes programas de benchmark intensivo, como o LuxCore, Intel Embree, OSPRay, Geekbench, Blender, entre outros.

Com os resultados, o Windows 11 Pro foi cerca de 19.5% mais lento que o Ubuntu em praticamente todas as tarefas. Olhando para os testes de forma individual, existem alguns onde o sistema da Microsoft obteve resultados superiores ao Ubuntu, como é o caso da aplicação Kvazaar, LuxCoreRender 2.6 e Geekbench 5.

Mas, em média, o Ubuntu obteve os melhores resultados entre todos os testes, colocando-o assim acima do Windows 11.

É importante ter em consideração que os processadores Threadripper da AMD são conhecidos faz bastante tempo de possuírem um desempenho superior em ambientes Linux. Em parte isso ocorre porque os processadores são capazes de tirar melhor proveito do hardware dentro do ambiente do Linux e do seu kernel, comparativamente ao que ocorre com o Windows.