Unity lança ferramenta para criar jogos sem conhecimentos de programação

Unity lança ferramenta para criar jogos sem conhecimentos de programação

A Unity esteve nas noticias de forma recente, depois de todos os problemas com os ajustes dos preços de licenciamento do seu software. No entanto, a plataforma conseguiu alterar essa revolta, e agora chega com algumas novidades interessantes para a comunidade.

A plataforma revelou hoje uma nova ferramenta, que pode ajudar os utilizadores a criarem os seus próprios jogos na sua plataforma, sem que tenham de possuir conhecimentos de programação. As novas ferramentas usam IA para ajudar os utilizadores nas suas criações, otimizando o processo de criação de jogos para qualquer um.

O CEO da empresa, John Riccitiello, veio confirmar que estas novas ferramentas surgem derivado de uma elevada procura no mercado, onde existem cada vez mais interessados em criarem os seus próprios jogos, mas nem sempre se possui conhecimento necessário para tal. Ao mesmo tempo, a IA encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, portanto fará sentido conjugar estas duas áreas.

A aplicação “Muse” será o resultado disso, tratando-se de um conjunto de ferramentas que usam IA para ajudar no desenvolvimento dos jogos em Unity. Apesar de ser focada para iniciantes, a ferramenta pode também ser usada por programadores experientes que pretendam uma forma de otimizar as suas tarefas ou de as realizar mais rapidamente.

A Muse permite que os utilizadores possam, ao estilo de “ChatGPT”, criar o código necessário para os seus jogos, sem que tenham de realizar essa tarefa diretamente. Basta introduzir pequenas frases do que se pretende, e a IA trata do resto.

Esta conta ainda com uma pequena ferramenta secundária, que permite aos utilizadores usarem também a IA para criarem sprites, que podem depois ser usados nos títulos. Isto permite rapidamente criar imagens de personagens ou objetos, ou até mesmo cenários completos para o jogo, de forma totalmente automática.

A empresa afirma que, para já, o Muse ainda se encontra numa fase inicial de lançamento, mas que o seu modelo encontra-se em constante aprendizagem, portanto, com o tempo, as criações feitas deste serão melhoradas.

No entanto, a ferramenta não é gratuita, sendo que o Muse possui o custo de 30 dólares mensais.