Utilizadores saltam entre bloqueadores de publicidade para contornarem o YouTube

Utilizadores saltam entre bloqueadores de publicidade para contornarem o YouTube

Recentemente o YouTube começou a expandir o seu novo sistema de bloqueio para quem usa bloqueadores de publicidade. Cada vez mais utilizadores que usam bloqueadores de publicidade no seu navegador, ao entrar no YouTube, verificam mensagens de erro a pedir para desativar o mesmo, ou subscreverem ao YouTube Premium. Quando se atinge três vídeos reproduzidos, o YouTube bloqueia automaticamente a reprodução por 24 horas.

Esta medida tem, no entanto, levado a um fenómeno curioso no mundo dos “adblockers”. Aparentemente os utilizadores encontram-se a saltar de bloqueador em bloqueador, na tentativa de encontrarem um que simplesmente “funcione”.

De acordo com o portal Wired, desde que o YouTube começou a implementar os novos bloqueios, existe cada vez mais utilizadores que se encontram a instalar diferentes bloqueadores de publicidade. Os dados demonstram que existem picos de instalação e desinstalação, conforme os utilizadores testam as diferentes alternativas para encontrarem uma que funcione. Quando, eventualmente, estas deixam de funcionar, os utilizadores simplesmente procuram uma alternativa.

Krzysztof Modras, programador da Ghostery, uma das extensões de bloqueio de publicidade e tracking na Chrome Web Store, refere que durante o mês de Outubro o número de instalações e desinstalações da extensão teve picos entre 3 a 5 vezes superiores ao normal. Cerca de 90% dos utilizadores que, no mesmo período, removeram a extensão referem que a falha no bloqueio de publicidade do YouTube é uma das razões para tal. No entanto, a empresa refere também que os utilizadores do Edge registam 30% de aumento no número de novas instalações.

Já AdGuard, outra alternativa bastante popular, refere que possuía cerca de 6000 desinstalações da extensão por dia. Mas que durante o mês de outubro, este valor passou para cerca de 11.000 por dia, com o pico em 52.000 a 18 de Outubro. Ao mesmo tempo, entre 18 e 27 de Outubro, a extensão verificou um aumento considerável de novos utilizadores – em torno dos 60.000.

A tendência atual parece ser a de os utilizadores tentarem encontrar uma solução para bloquear a publicidade. Quando encontram e durante o tempo que funcione, tudo certo. Mas quando deixa de funcionar, os utilizadores optam por remover a extensão e procurar alternativas.

Isto abre também portas para que possíveis extensões maliciosas possam surgir em plataformas como a Chrome Web Store, portanto deve-se ter em atenção o que se encontra a instalar.

De notar que os filtros das principais listas de bloqueio de publicidade encontram-se em adaptação constante contra as novas técnicas do YouTube, num processo que, infelizmente, ainda parece longe de terminar.