Xiaomi com margem de lucro bruto recorde e aumento do lucro líquido

Xiaomi com margem de lucro bruto recorde e aumento do lucro líquido

A Xiaomi anunciou os seus resultados consolidados, não auditados, referentes ao 3.º trimestre de 2023. Através da implementação firme da sua estratégia operacional central, com foco na “dupla ênfase em escala e rentabilidade” e na estratégia de premiumização, a Xiaomi impulsionou significativamente a sua receita e rentabilidade. O Grupo alcançou um crescimento trimestral em relação ao ano anterior, com o seu lucro trimestral atingindo o pico de dois anos.

No terceiro trimestre de 2023, a receita total do grupo disparou para mais de 9 mil milhões de euros (70,9 mil milhões de RMB). O lucro líquido ajustado superou os 765 milhões de euros (6 mil milhões de RMB), um aumento de 182,9% em relação ao ano anterior. O lucro líquido ajustado do Grupo nos três primeiros trimestres foi 1,7 vezes o total do ano passado, superando as estimativas de mercado.

O Fundador, Presidente e CEO da Xiaomi Corporation, Lei Jun, estabeleceu um novo objetivo para 2020-2030 em outubro deste ano. Sob o novo objetivo, o Grupo compromete-se com investimentos sustentáveis em tecnologias fundamentais e dedica-se a tornar-se líder no cenário em evolução das tecnologias de ponta globais. Isso sublinha o forte compromisso da Xiaomi com o investimento em investigação e desenvolvimento (“I&D”). No terceiro trimestre de 2023, as despesas de I&D da Xiaomi atingiram os mais de 639 milhões de euros (5 mil milhões de RMB), um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

A equipa de I&D aumentou e representa mais de 53% da força de trabalho total. O Grupo atualizou a sua estratégia de “Smartphone x AIoT” para “Human x Car x Home” e revelou o seu novo sistema operacional, o Xiaomi HyperOS, integrando todas as necessidades dos consumidores num ecossistema inteligente, desde dispositivos pessoais até produtos para casa inteligente e mobilidade inteligente.

A Xiaomi executou eficientemente a sua estratégia de “dupla ênfase em escala e rentabilidade”. No terceiro trimestre de 2023, a margem de lucro bruto do Grupo atingiu 22,7%, marcando um aumento por quatro trimestres consecutivos. O inventário total foi de quase 4,7 mil milhões de euros (36,8 mil milhões de RMB), uma diminuição de 30,5% em relação ao ano anterior, atingindo o seu nível mais baixo nos últimos onze trimestres. Esta redução capacitou a Xiaomi a adaptar flexivelmente a sua estratégia de negócios em resposta às exigências em evolução da indústria.

A 30 de setembro de 2023, os recursos monetários do grupo continuaram a aumentar, atingindo um recorde de mais de 16,2 mil milhões de euros (127,6 mil milhões de RMB), proporcionando uma base sólida para a Xiaomi promover a inovação.