YouTube confirma campanha contra bloqueadores de publicidade a nível mundial

YouTube confirma campanha contra bloqueadores de publicidade a nível mundial

Numa experiência que tinha vindo a ser aplicada faz algumas semanas, o YouTube agora confirmou oficialmente que vai começar a atacar em força os bloqueadores de publicidade na plataforma, e que pode aplicar medidas para utilizadores que acedem ao serviço com estes bloqueadores ativos.

De acordo com o portal The Verge, um porta-voz do YouTube confirmou que a empresa encontra-se a aplicar medidas para limitar o acesso de utilizadores com bloqueadores de publicidade ativos. Os testes a este sistema começaram em meados de Junho, e rapidamente se alargaram para mais utilizadores. Nos últimos dias, vários utilizadores começaram a reportar que os alertas do uso de bloqueadores de publicidade estariam a aumentar, e isso parece agora confirmar-se com estas declarações.

A empresa afirma que vai começar a aplicar esta experiência em formato global. Os utilizadores com bloqueados de publicidade devem começar a ver alertas na plataforma, recomendando a subscrição para o YouTube Premium ou a desativação do bloqueio de publicidade no site. Quem não realize essa tarefa, fica bloqueado por 24 horas ao ver mais do que três vídeos.

video bloqueado do youtube por adblocker

Nos últimos dias, algumas listas de filtros de bloqueio de publicidade no YouTube têm vindo a ser atualizadas de forma constante, numa batalha que ainda parece longe de ser resolvida. Isto porque o novo sistema do YouTube aplica medidas para contornar os bloqueios de publicidade, que são atualizadas, em alguns casos, várias vezes ao dia. Isto faz com que uma lista de bloqueio fique rapidamente desatualizada ao fim de apenas algumas horas de ser atualizada.

O YouTube afirma que o uso de bloqueadores de publicidade viola os termos de serviço da plataforma, e que estes sistemas não são permitidos no site.

Os utilizadores que pretendam assistir a conteúdos sem publicidade são aconselhados a realizarem o upgrade para o YouTube Premium.