Youtube estaria a atrasar carregamento das páginas no Firefox
A Google certamente que possui incentivos para que os utilizadores usem o Chrome, mas recentemente a empresa encontra-se a ser acusada pela comunidade de implementar medidas algo controversas para esse fim.
A partir do Reddit, vários utilizadores do Firefox encontram-se a confirmar que, dentro do YouTube, algumas das páginas da plataforma, nomeadamente do carregamento de vídeos, encontram-se a carregar mais lento do que seria habitual.
Usando o navegador da Mozilla, os utilizadores verificam um atraso no carregamento de páginas de vídeo – que pode atingir os vários segundos. O curioso será que o mesmo problema não se verifica no Chrome, Edge e derivado do Chromium.
Quando o problema se verifica, vários elementos da interface permanecem em “carregamento” durante vários segundos.
Apesar de o Firefox usar um motor base diferente que o Chrome, e que poderia estar a causar algum problema no carregamento da interface do YouTube, aparentemente o problema não se encontra neste ponto. Isto porque, se os utilizadores alterarem o user-agent do Firefox para se “mascararem” como o Chrome, o site carrega normalmente e com uma velocidade consideravelmente superior.
O user agent é um pequeno pedaço de informação que o navegador envia para os sites, informando qual o navegador a ser usado, o sistema operativo e outras pequenas informações genéricas.
Ao que aparenta, o YouTube encontra-se a reduzir a velocidade de carregamento das suas páginas para utilizadores do Firefox, de forma artificial, apenas por usarem o navegador.
Um utilizador do Reddit afirma mesmo que o código encontra-se nos scripts de carregamento do YouTube, e que confirma a existência de uma função que, quando executada, atrasa o carregamento dos conteúdos em valores até 5 segundos.
De momento este problema apenas parece ocorrer na versão desktop do Firefox. Não existe até ao momento uma confirmação exata da Google para aplicar este atraso de carregamento ou a origem do mesmo, e ainda mais o facto de apenas acontecer no Firefox.