YouTube vai começar a marcar vídeos criados ou editados com IA

YouTube vai começar a marcar vídeos criados ou editados com IA

Existem cada vez mais conteúdos pela internet criados com recurso a tecnologias de IA, e por vezes torna-se complicado de diferenciar entre conteúdos originais e os criados artificialmente. No entanto, o YouTube pretende agora ajudar os utilizadores a mais rapidamente identificarem estes conteúdos dentro da sua plataforma.

A empresa encontra-se a aplicar novos termos associados com conteúdos criados por IA, onde os utilizadores devem agora marcar vídeos que tenham sido criados ou editados com recurso a tecnologias de IA. Os criadores de conteúdos devem, através das novas ferramentas de publicação, marcar os vídeos que tenham usado este género de tecnologias.

No momento do envio dos conteúdos, os criadores terão a possibilidade de selecionar a tag de que o conteúdo foi criado via IA. Depois de publicado, o vídeo passa a contar com essa indicação visível na sua descrição, para todos os utilizadores, juntamente com um alerta a referir que os conteúdos podem ter sido manipulados ou criados usando IA generativa.

imagem de video marcado com IA

De notar que a nova medida deve ser aplicada em todos os vídeos que tenham sido criados, na sua maioria, usando este género de ferramentas. Se os criadores não marcarem os conteúdos como tal, podem enfrentar punições nas suas contas dentro da plataforma, desde o bloqueio do vídeo à impossibilidade de enviarem novos conteúdos para a plataforma. Ao mesmo tempo, as restantes regras do YouTube, relativamente ao conteúdo permitido na plataforma, continuam a aplicar-se também para estes vídeos.