Android 15 pode contar com nova proteção contra phishing em apps

Android 15 pode contar com nova proteção contra phishing em apps

Qualquer pessoa, por muitos conhecimentos que tenha, pode ser eventualmente vítima de esquemas de phishing. Esta realidade ocorre independentemente do dispositivo que se use, seja um computador ou smartphone.

Estes esquemas, para quem desconhece, são uma técnica de fraude online utilizada por criminosos para obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais. Geralmente, os golpistas tentam enganar as pessoas fazendo-se passar por entidades confiáveis, como instituições financeiras, serviços de e-mail, redes sociais ou até mesmo empresas legítimas.

Os ataques de phishing normalmente envolvem o envio de e-mails, mensagens ou links que parecem legítimos, mas na realidade são falsos e projetados para enganar a vítima. Essas mensagens muitas vezes contêm links para sites fraudulentos que imitam autenticidade, solicitando que a pessoa insira informações sensíveis.

No entanto, existem situações onde estes esquemas podem ocorrer também via apps instaladas nos próprios dispositivos dos utilizadores. Algumas apps tentam enganar os utilizadores, direcionando os mesmos para sites falsos ou onde se leve ao roubo de dados sensíveis.

No entanto, parece que a Google possui planos para prevenir este género de ataques.

De acordo com o portal Android Police, o Android 14 QPR2 Beta 2 conta com uma nova funcionalidade, focada em ajudar os utilizadores a serem alvo de ataques de phishing.

Esta nova funcionalidade analisa as atividades das apps, monitorizando e identificando atividades consideradas como suspeitas. A Google afirma que a análise é realizada de forma local, mas caso sejam identificados casos suspeitos, o serviço da Google Play Protect pode ser usado para alertar outros utilizadores.

sistema de proteção de phishing do Android 15

De momento ainda se desconhecem detalhes de como este sistema irá funcionar. No entanto, a ideia parece ser a de analisar as atividades das apps, identificando atividades onde sejam pedidas informações sensíveis aos utilizadores, como emails, senhas, números de telefone e outros.

Devem ainda ser analisadas as permissões da app dentro do sistema, como as permissões de acesso à rede ou a ficheiros do dispositivo.

Esta novidade pode vir a ser uma preciosa ajuda para os utilizadores do Android, como uma camada adicional de segurança contra possíveis ataques de phishing, que podem ocorrer dentro de apps maliciosas.