Apple encontra-se a obter permissões para treinar os seus modelos de IA
A Apple é uma das poucas empresas que ainda não apostou em força na IA generativa. Embora os rumores apontem que a empresa encontra-se a olhar para essa tecnologia com cautela, ainda nada concreto foi revelado pela mesma.
No entanto, de acordo com o New York Times, parece que a empresa encontra-se a preparar para mudanças em breve. De acordo com os mais recentes rumores, a Apple encontra-se a começar a negociar com alguns editores e empresas de notícias, com vista a obter permissão para usar os seus conteúdos no treino de modelos de IA generativa.
A ideia será a empresa obter permissão para que possa usar os conteúdos destas fontes, com vista a treinar os modelos de IA da mesma. No entanto, o acesso a esta informação não seria feito de forma gratuita – as fontes das mesmas teriam de receber pagamentos da Apple para o uso dos conteúdos.
Alguns dos editores de notícias encontram-se preocupados com os efeitos futuros de permitir à Apple de aceder a esses conteúdos, durante os anos. Alguns apontam que a permissão de acesso pode vir a causar problemas legais no futuro, relacionados com direitos de autor. Ao mesmo tempo, existem ainda receios sobre a criação de competição no mercado com as ofertas que a Apple possa fornecer.
No entanto, os rumores apontam que a Apple encontra-se a trabalhar para demonstrar-se aberta a pagar pelo acesso aos conteúdos, e a criar acordos personalizados para cada entidade conforme as necessidades.
Até ao momento ainda não existe uma confirmação da Apple sobre esta ideia, e desconhece-se de que forma os conteúdos seriam usados para o treino dos modelos de IA da empresa.