Código-fonte de GTA 5 terá sido disponibilizado online

Código-fonte de GTA 5 terá sido disponibilizado online

Mesmo a finalizar a época do natal, existem agora más notícias para a Rockstar Games. Aparentemente, o código fonte de GTA V pode ter sido disponibilizado online, pouco mais de um ano depois do grupo Lapsus ter confirmado o roubo de dados internos da Rockstar.

Vários links para download do código fonte foram disponibilizados em diferentes portais, entre os quais canais do Discord, Telegram e outros. Num dos canais do Telegram, os links direcionavam os utilizadores para diversos conteúdos associados com o código fonte do jogo, juntamente com imagens a comprovar os ficheiros.

Este canal revelou ter começado a fornecer o código fonte como homenagem a “teapotuberhacker”, também conhecido como Arion Kurtaj, que foi recentemente condenado por ter roubado diversa informação interna da Rockstar Games, nomeadamente imagens e vídeos de desenvolvimento de GTA 6.

De relembrar que o grupo Lapsus, do qual Kurtaj se encontrava, terá realizado vários ataques a grandes empresas no mercado, com o último a ser a Rockstar Games, de onde foram recolhidos dados internos da empresa, incluindo informações de desenvolvimento de GTA 6.

Por entre a informação roubada na altura poderia também encontrar-se código fonte de GTA 6, na sua versão ainda em desenvolvimento, e o código fonte do GTA 5, que será o que se encontra agora a ser disponibilizado em vários canais.

A revelação do código fonte é algo de relevo, pois pode permitir encontrar falhas que podem ser ativamente exploradas para diferentes fins, ainda mais tendo em conta que GTA Online é integrado diretamente com o GTA 5. Este código pode ainda ser importante para quem pretenda realizar modificações ao jogo.

De notar que, até ao momento, não existe validação que os ficheiros revelados do código fonte de GTA 5 sejam inteiramente legítimos, e a Rockstar Games não deixou comentários sobre o caso.