Autoridades em Espanha confirmam detenção de lider do grupo “Kelvin Security”

Autoridades em Espanha confirmam detenção de lider do grupo “Kelvin Security”

As autoridades espanholas confirmaram ter detido um dos lideres do grupo “Kelvin Security”, conhecido desde 2020 por ter realizado ataques contra mais de 300 empresas em 90 países.

A confirmação foi deixada no grupo do Telegram das autoridades espanholas, que confirmaram a detenção do líder do grupo, associado a ataques a entidades governamentais em Espanha, Alemanha, Itália, Argentina, Chile, Japão e vários outros países.

O grupo teria como objetivo atacar as infraestruturas críticas de diversas organizações, com motivações financeiras. O grupo acredita-se que estaria ativo desde 2013, tendo realizado vários ataques explorando falhas em sistemas vulneráveis. Os membros do grupo usavam fóruns da dark web para a venda dos conteúdos roubados destes sistemas.

Um dos exemplos encontra-se sobre o ataque à Vodafone Itália, em Novembro de 2022, onde os mesmos terão depois tentado vender os conteúdos roubados em vários portais da dark web.

As autoridades em Espanha afirmam que estariam a seguir as atividades do grupo desde 2021, sendo que as informações obtidas durante este período permitiram deter o líder do mesmo, na cidade de Alicante, a 7 de Dezembro de 2023.

Além da detenção do líder, foram ainda apreendidos vários materiais informáticos e diversos dispositivos usados para as atividades maliciosas, bem como informações sobre outros membros do grupo.