Avira causa problemas de uso elevado de recursos no Windows

Avira causa problemas de uso elevado de recursos no Windows

Os utilizadores do software de segurança Avira, que se encontrem na mais recente versão do Windows 11 23H2, podem agora verificar alguns problemas com o mesmo. Os relatos de vários utilizadores apontam que a mais recente atualização do Avira para Windows parece estar a causar problemas no sistema, levando ao uso elevado de recursos.

Segundo os relatos, os utilizadores verificam que o sistema pode bloquear logo após o arranque, com o processador a 100% de utilização sobre os serviços do Avira. Curiosamente, o problema parece encontrar-se a ocorrer também no Windows 10, embora o número de relatos de problemas seja mais elevado no Windows 11.

Os utilizadores podem verificar que o sistema ainda chega a arrancar corretamente, mas assim que o Avira carrega os seus serviços, este torna-se praticamente impossível de ser usado. Isto aplica-se também em sistemas com discos SSD ou NVMe, mas será em sistemas com discos mecânicos que se verifica as piores situações.

Este problema aparenta ter sido confirmado como uma recente atualização realizada para o programa da Avira, com os relatos a indicarem que a remoção da suíte de proteção parece resolver o problema. Este processo, no entanto, necessita de ser feito em Modo de Segurança do Windows, tendo em conta que é praticamente impossível de usar o sistema em modo normal.

Os relatos de problemas parecem ter começado durante o fim de semana, mas prolongam-se até aos dias de hoje. Até ao momento a Avira ainda não lançou uma correção para o problema.