Bepper realiza engenharia reversa ao iMessage e coloca o mesmo no Android

Bepper realiza engenharia reversa ao iMessage e coloca o mesmo no Android

A aplicação Beeper já era conhecida por permitir aos utilizadores de sistemas Android comunicarem diretamente com o iMessage da Apple. No entanto, a nova versão agora revelada da app vai chegar com ainda mais novidades.

A empresa apresentou recentemente o Beeper Mini, uma app que permite aos utilizadores terem suporte do iMessage da Apple diretamente em dispositivos Android. E o mais importante: sem truques para tal ou falhas que podem comprometer a privacidade dos dados.

Eric Migicovsky, cofundador da Beeper, afirma que a nova aplicação prepara-se para ser uma verdadeira revolução para a batalha das bolhas de conversa verdes e azuis.

Até agora, o Beeper funcionava através do uso de um parque de servidores Mac mini, que eram usados pela empresa para fazer o relay das mensagens do iMessage. Os utilizadores, dessa forma, poderiam enviar e receber mensagens do sistema da Apple independentemente dos dispositivos onde se encontravam.

No entanto, a desvantagem deste método será que os utilizadores necessitam de fornecer os seus dados para um sistema remoto e desconhecido – apesar de todas as promessas de privacidade. Os sistemas Mac Mini da Beeper basicamente recebiam as conversas do iMessage, e reencaminhavam para a app dos utilizadores em outros sistemas.

Obviamente, este sistema não é perfeito, e também limita a quantidade de utilizadores que podem usar o mesmo. No entanto, a empresa afirma agora ter encontrado uma forma diferente de tal – e não envolve nenhum sistema intermédio.

O Beeper Mini é a nova versão da app da empresa, que usa diretamente o protocolo da Apple para o envio de mensagens. Por norma, o iMessage não se trata de uma plataforma aberta, mas a Beeper afirma ter conseguido realizar a engenharia reversa do protocolo, para permitir a comunicação nativa do mesmo com sistemas Android.

funcionamento do sistema da beeper

A empresa afirma que as mensagens são enviadas diretamente para os servidores da Apple, sem intermediários, e que são reconhecidas como legitimas, e o número de telefone dos utilizadores é marcado diretamente nos sistemas da Apple como pertencente ao iMessage.

Na verdade, os utilizadores nem necessitam de fornecer os seus ID da Apple para a tecnologia funcionar, o que garante consideravelmente mais privacidade no processo.

Ou seja, esta nova aplicação não é simplesmente um “hack” para se usar o iMessage no Android, mas sim o protocolo da Apple a funcionar de forma quase nativa no Android, via a app da Beeper.

A empresa afirma que, para tal, foi necessário realizar o jailbreak de vários dispositivos da Apple, para permitir analisar como o protocolo funciona, de forma a replicar o mesmo via software. Os utilizadores que já testaram o sistema afirmam que este funciona como esperado.

No entanto, ainda existe uma questão que parece também ser do conhecimento da Beeper. Este método de “engenharia reversa” do protocolo da Apple certamente que não vai ser bem visto pela Apple. Até ao momento a Apple não comentou o caso.

No entanto, o cofundador da Beeper afirma que a empresa encontra-se do lado correto da lei, e que o código utilizado – e que a empresa irá brevemente disponibilizar em open source – não é da propriedade da Apple. Este apenas foi criado para replicar o sistema que a Apple usa nos seus servidores, mas é inteiramente criado pela Beeper para a sua app – não roubado da Apple.

Ainda assim, a Apple é bem conhecida por não gostar de ter os seus sistemas e segredos a descoberto, portanto será interessante analisar como irá responder a este caso.