Campanha publicitária do Opera GX leva utilizadores a migrarem para Firefox

Campanha publicitária do Opera GX leva utilizadores a migrarem para Firefox

Por entre todos os navegadores alternativos ao Chrome, o Opera GX posiciona-se na lista como uma alternativa focada para gamers. O navegador da Opera fornece algumas características que o tornam adaptado para jogadores, com temas e funcionalidades exclusivas para o mesmo.

A personalização é um grande aspeto do Opera GX, mas recentemente, o navegador tem sido alvo de criticas devido a uma campanha publicitária do mesmo, que está a levar muitos utilizadores a migrarem para o Firefox.

Recentemente a Opera GX realizou uma campanha publicitária com o comediante Eric André. A ideia seria, com um tom humorístico, demonstrar as capacidades do Opera GX.

No entanto, esta campanha parece estar a sair-se mal por entre os utilizadores. Além de um vídeo no YouTube, uma das características da mesma encontrava-se também na alteração do ecrã inicial do navegador, que surge sempre que este é aberto.

Quando os utilizadores iniciam o Opera GX, normalmente o logo do navegador surge no ecrã, juntamente com uma pequena musica suave. No entanto, durante a campanha, esta animação foi substituída, colocando Eric André a gritar “Opera GX”, no que será considerado por muitos como um “susto”.

Cada vez que o navegador inicia, a nova animação da campanha publicitária coloca o ator a gritar o nome do navegador. Muitos utilizadores consideram esta medida como desnecessária, tanto que a campanha parece agora encontrar-se a virar contra o navegador.

Tendo em conta que não existe uma forma direta de remover esta animação inicial, e que a mesma surge cada vez que o navegador é iniciado, muitos utilizadores agora encontram-se a migrar para alternativas, e curiosamente, o Firefox parece ser uma das mais referidas.

A partir do Reddit e dos fóruns de suporte da Opera, vários utilizadores confirmam que não gostaram desta campanha, e estão a mudar para um navegador alternativo.

No entanto, a campanha seria focada em ficar disponível apenas durante 24 horas – ainda assim, os danos já terão sido causados, com a migração de utilizadores, que será o efeito contrário ao pretendido originalmente.

Para os utilizadores afetados, e que não pretendam esperar pela mudança da campanha, é também possível substituir o ficheiro associado com a animação de arranque por uma versão mais antiga. O mesmo encontra-se localizado em “%userprofile%AppDataLocalProgramsOpera GX” com o nome “opera_gx_splash.exe”. Bastará substituir o mesmo por uma versão anterior à da 104.0.4944.74 – na mesma pasta poderá encontrar as versões anteriores do Opera, de onde se encontra o ficheiro a usar.